Busca rápidaX

MANCHETES

Reunião descarta possibilidade de transferir Instituto Penal de Ijuí para região norte da cidade

22 de novembro de 2023

Uma reunião, ontem à noite, na sede do bairro Tancredo Neves de Ijuí reuniu representantes de 10 bairros da região norte. Estiveram presentes os presidentes ou dirigentes dos bairros Tancredo Neves, Getúlio Vargas, Luiz Fogliatto, Colonial, 15 de Novembro, Glória, Storch, São José, Boa Vista e Alvorada, ainda responsáveis pela segurança pública, ou seja, Brigada Militar, Polícia Civil, Penitenciária Modulada e Instituto Penal de Ijuí.

O advogado, Ubirajara Teixeira (foto), foi um dos organizadores do encontro e ao conceder entrevista nesta manhã na RPI, disse que a reunião foi motivada, principalmente, após discussão sobre possibilidade de mudança de local do IPI, antigo albergue, existente no bairro da Penha, região sul de Ijuí.

Bira Teixeira frisou que ficou garantido que o Instituto Penal de Ijuí não vai ser transferido para as imediações da Modulada, como foi aventado. A Penitenciária está localizada, justamente, na região norte da cidade. Depois de recentes homicídios e tentativas de homicídio que aconteceram nas proximidades do IPI, moradores da Penha e bairros vizinhos pediram a alteração de local da casa prisional.

Conforme Teixeira, mudar o IPI de endereço apenas vai transferir o problema, mesmo que o pleito do bairro da Penha seja justo. Além disso, a área norte da cidade ijuiense já tem sérios problemas de insegurança, conforme os dados de ocorrências policiais.

Uma das alternativas levantadas no encontro de ontem no bairro Tancredo Neves é de que a prefeitura priorize a instalação de câmeras de video monitoramento na região do IPI, a partir de aquisições desses equipamentos que o município de Ijuí realiza. Outra discussão é de inserir mais crianças e adolescentes em programas sociais, para que não sejam atraídos para a criminalidade.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí