Falta apenas um jogo para o fim da 35ª rodada do Brasileirão. Fluminense e Ceará se enfrentam nesta segunda-feira, no Maracanã, em um jogo com contornos decisivos. Após os resultados da rodada, uma vitória pode encaminhar a permanência de um dos dois na Série A em 2019.
A pior situação é a do Ceará, que tem 38 pontos, apenas um a mais do que o América-MG, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Mas o Vozão poderia chegar a esse jogo dentro do Z-4, não fosse pelos tropeços de alguns concorrentes diretos na luta contra a queda para a Segunda Divisão.
Chapecoense e Vitória, por exemplo, ocupam a zona perigosa com 37 e 36 pontos, respectivamente, e já perderam seus jogos nesta rodada. Caso vença, o Ceará ainda deixaria para trás Sport e Vasco, que também perderam no fim de semana.
Já o Fluminense, com 41 pontos, praticamente assegura a permanência na Série A se vencer. Um resultado positivo deixaria o time com sete pontos a mais do que o primeiro dentro da zona de rebaixamento, com apenas nove em disputa.
Mas a vitória não faz parte do vocabulário de Fluminense e Ceará há um bom tempo. Os Alvinegros não vencem há três rodadas, enquanto o Tricolor já acumula quatro partidas sem ganhar no Brasileirão.