Busca rápidaX

MANCHETES

Rubem Jagmin vence Andrei Cossetim e é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí

30 de dezembro de 2019

A Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí tem novo presidente. Com 9 votos recebidos, Rubem Carlos Jagmin (PP) estará à frente do Legislativo ijuiense em 2020, último ano da atual legislatura. A disputa pelo cargo estava entre Jagmin, apoiado pela maioria dos vereadores de situação, e outro parlamentar do PP, Andrei Cossetin, que representava os vereadores de oposição. Por fim, Andrei Cossetin acabou sendo o segundo mais votado para o cargo de presidente, tendo recebido seis votos.

Em entrevista à RPI, o vereador Jagmin afirmou que sua missão será zelar pela transparência e pela economia de recursos da Câmara, bem como “trabalhar na fiscalização dos atos do poder Executivo e propor soluções para os problemas da comunidade de Ijuí”.

Completando seu 20º ano consecutivo como vereador, Jagmin assume a cadeira de presidente pela segunda vez. Em 2018, ele já havia sido presidente, com uma gestão que ficou marcada pela polêmica envolvendo os supersalários pagos a servidores do quadro efetivo da Câmara, onde quatro funcionários recebiam cerca de R$ 33 mil mensais.

O caso foi parar na Justiça, que, através de uma Ação Civil Pública, determinou que os valores fossem reduzidos. A discussão sobre o tema prosseguiu durante este ano, culminando na aprovação, na sessão de hoje, de um projeto que prevê um novo plano de classificação de cargos e salários dos funcionários públicos da Câmara, ou seja, uma nova base de salários e valores a serem pagos aos funcionários efetivos do Legislativo. 

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ficou assim composta:

Presidente: Rubem Jagmin (PP)

1ª Vice-presidente: Helena Marder (PDT)

2º Vice-presidente: Edmilson Mastella (PDT)

1º Secretário: Ênio dos Santos (PDT)

2º Secretário: José Ricardo Adamy da Rosa (MDB)

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.