Busca rápidaX


MANCHETES

Safra de inverno em Ijuí deverá ter aumento substancial de canola e grande queda no trigo

26 de maio de 2024
Foto: Governo do RS

Se a perspectiva é de redução de área de trigo nesta safra em Ijuí, a canola deverá ter grande acréscimo. Levantamento da Emater aponta tendência de mil e 500 hectares com canola. Ano passado foram 450 hectares.

Favorece para este aumento de canola, os contratos firmados por agricultores para venda do produto às empresas, cotação semelhante da soja e variedades mais resistentes à debulha. A projeção é de produtividade média de 30 sacas por hectare de canola.

No que se refere à aveia, também em Ijuí, a tendência é de três mil hectares, mesma área de 2023, com rendimento médio de 60 sacas por hectare. No caso da canola e aveia o período indicado pala plantio já começou. O percentual de cultivo de cada cultura está em torno de 10%.

Quanto ao trigo, a área com o cereal em Ijuí deverá ser de 12 mil hectares, 40% de diminuição num comparativo com ano passado. Isso ocorre, devido à pouca disponibilidade de sementes no mercado, visto frustração de colheita ano passado, alto custo e baixo preço pago pela saca do produto. O período recomendado para plantio de trigo, em Ijuí e microrregião, começou na última terça-feira, porém ainda não ocorreu cultivo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí