Busca rápidaX

Saiba como será feito o Censo 2022, que começa nesta segunda-feira

31 de julho de 2022

Uma das maiores operações censitárias do mundo começa nesta segunda-feira (1º): o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Feito pela última vez em 2010, o levantamento nacional estará na 13ª edição, que deveria ter sido realizada há dois anos, mas acabou prorrogada por conta da pandemia de coronavírus. Mais de 180 mil recenseadores estarão nas ruas de todo o Brasil para ouvir a população. No Rio Grande do Sul, serão cerca de 11 mil pessoas fazendo este trabalho. 

A expectativa é identificar cerca de 75 milhões de domicílios particulares. O Censo atualizado permitirá conhecer detalhes de como a população vive hoje, quantas são as pessoas e onde elas estão no Brasil, entre outras informações. A pesquisa pretende atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo está previsto para ser encerrado em outubro.

Neste ano, o Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.

No domicílio, durante a visita do recenseador, o morador pode optar por responder ao Censo 2022 pela internet. 

Fonte: RPI/ ZH