Busca rápidaX

Secretaria de Educação de Jóia esclarece falta de professores de Inglês

15 de maio de 2026

Um ouvinte relatou à Rádio Progresso que estudantes da rede municipal de Jóia seguem sem professor de Inglês, mesmo já no fim do primeiro trimestre letivo. Diante da situação, a reportagem entrou em contato com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Bernardi Padilha, que explicou os motivos da demora na contratação dos profissionais.

Segundo ela, a comissão responsável pelos processos seletivos vem realizando os procedimentos desde dezembro para todas as áreas da administração. No caso da Educação, o objetivo era concluir os trâmites ainda em fevereiro, garantindo o início do ano letivo com o quadro completo de professores.

Entretanto, conforme a secretária, a comissão já realizou três processos seletivos sem sucesso devido à falta de inscritos para a função de professor de Inglês. Ela destacou que, após análise jurídica, foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto alterando as exigências para o cargo.

Atualmente, a legislação municipal exige formação completa na área para atuação como professor de Inglês. Com a proposta enviada ao Legislativo, também poderão participar candidatos que estejam cursando Inglês entre o 5º e o 6º semestre da graduação.

Maria Tereza afirmou que, após a mudança, um novo processo seletivo foi aberto e houve aumento no número de inscritos, inclusive com a participação de um candidato já formado.

A secretária informou ainda que todo o processo seletivo deve ser concluído nesta sexta-feira, envolvendo avaliação geral e entrega de documentação. Com isso, a expectativa da pasta é iniciar as convocações dos aprovados já na próxima segunda-feira, dia 18.

Ela ressaltou também que todos os diretores das escolas da rede municipal estão cientes da situação e acompanham o andamento do processo. Além disso, uma reunião com os diretores das escolas municipais está marcada para segunda-feira, 18.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!