Busca rápidaX

MANCHETES

Segunda e última etapa das provas do Enem ocorrem neste domingo; Ijuí também sedia exames

9 de novembro de 2024

Neste domingo, 10, vai acontecer a segunda e última etapa de provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – deste ano. Os estudantes farão, primeiramente, a prova de Matemática e, após, prova de Ciências da Natureza, que abrange as matérias de Biologia, Química e Física. Cada prova vai ter 45 questões objetivas. Os locais das provas abrirão ao meio-dia, com fechamento dos portões às 13 horas. O período para realização das provas vai ser das 13 e 30 às 18 horas e 30 minutos.

Quem não foi ao primeiro dia do Enem, domingo passado, pode comparecer amanhã. Isso porque, a pessoa afetada por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas no primeiro dia deve realizar a segunda parte do exame normalmente. Ela deve solicitar a reaplicação somente do dia em que não esteve presente. A solicitação deve ser feita entre 11 e 15 deste mês, por meio do portal enem.inep.gov.br.  

A aplicação para os participantes que solicitaram algum tipo de atendimento especializado segue o mesmo rigor da aplicação regular. Ijuí é um dos municípios onde ocorre aplicação das provas. Estão inscritos mais de 3 mil candidatos para a Colmeia do Trabalho, com provas na Fidene, escolas 25 de Julho, Modelo, Ruizinho, Ciep e Imeab.

O candidato deve levar documento de identificação oficial e original com foto. O Inep recomenda que também seja levado o cartão de confirmação de inscrição, mesmo que não seja item obrigatório. Além disso, é preciso portar canetas exclusivamente esferográficas de tinta preta e tubo transparente. Não vai ser permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. O telefone celular vai ficar na recepção dos locais das provas. Os candidatos poderão levar lanches e água, desde que em garrafa transparente e sem rótulo.

O local da prova pode ser consultado no cartão de confirmação da inscrição, disponível no site do Inep, ou seja, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. O documento também possui informações sobre o número de inscrição, data e hora da prova. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: Agência Brasil