Busca rápidaX

Sicredi das Culturas inicia período de abertura de contas para instituições que irão se inscrever no PET

14 de abril de 2025

Até o dia 30 de abril, as instituições sem fins lucrativos que desejam se inscrever na 9ª edição do Programa Empreender para Transformar (PET) da Sicredi das Culturas devem se associar à cooperativa.

O Programa tem como objetivo fomentar, através de recursos financeiros, projetos culturais, educacionais, esportivos ou com foco na sustentabilidade, desenvolvidos por instituições sem fins lucrativos. Para realizar a associação, basta procurar uma agência da Sicredi das Culturas RS/MG ou realizar a indicação da instituição pelo link coop.sicredidasculturasrsmg.com.br/pet-2025-indicacoes. Em oito edições, o PET já contribuiu com a realização de 1.400 projetos, beneficiando mais de 300 instituições e entregando para a comunidade cerca de R$ 4 milhões.

“Através do PET apoiamos projetos de escolas, hospitais, centros culturais, entre outras entidades sem fins lucrativos. Temos diversos exemplos positivos gerados a partir dessas instituições que beneficiamos, como melhorias em bibliotecas escolares, desenvolvimento de hortas comunitárias e ampliação de bancos ortopédicos. Iniciativas como essas são impulsionadas a partir do ciclo virtuoso do cooperativismo. Quando nossos associados usam os serviços da cooperativa, resultados positivos são gerados e compartilhados com a comunidade. Nosso foco é desenvolver o empreendedorismo social, fomentando projetos que beneficiem a sociedade, por isso convidamos as instituições não apenas a se associarem, mas também a fazerem parte de um movimento que promove o desenvolvimento local e transforma vidas”, afirma a gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG, Vanessa Goi Wender Heusner.

Cooperando para um mundo melhor – A importância das cooperativas para o mundo foi evidenciada neste ano pela ONU, que declarou 2025 como o “Ano Internacional das Cooperativas”. Mais do que modelos de negócios, as cooperativas são uma força transformadora para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. “Este é o momento de refletir sobre nossa responsabilidade coletiva, de fortalecer parcerias e de ampliar ainda mais a visibilidade e o impacto das cooperativas em todo o mundo. Nós do Sicredi temos muito orgulho de fazer parte deste movimento global, contribuindo para a geração de oportunidades e a construção de um mundo mais humano e solidário”, destaca Vanessa Heusner.

No mundo existem mais de 3 milhões de cooperativas. E de acordo com uma pesquisa recente da Fundação Instituto de Pesquisa (Fipe), em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras e apoio do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito, municípios que contam com cooperativas de crédito, como é o caso do Sicredi, estão 15,1% acima da média nacional no quesito geração de empregos – o que significa 25,3 novos postos de trabalho por mil habitantes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Sicredi das Culturas
error: Conteúdo protegido!