Uma das atenções do setor agrícola, a partir de agora, se volta para a política direcionado ao segmento rural com o futuro governo federal, através do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Diferentes entidades esperam avanços, a fim de garantir, por exemplo, melhores preços na comercialização dos produtos, consequentemente mais renda para o agricultor.
O presidente do Sindicato Rural Patronal de Ijuí, Ércio Eickhoff (foto), ressalta que refente ao trigo, cuja colheita está praticamente concluída na safra deste ano, mesmo com problemas climáticas, muitos produtores conseguiram retirar das lavouras grãos de boa qualidade. Porém, ele critica a redução no preço pago ao agricultor, com diminuição de aproximadamente 8 reais nas últimas semanas.
No momento, a saca de 60 quilos é comercializada com preço médio de 38 reais e quatro centavos na região de Ijuí. Ércio Eickhoff denomina de malandragem o que é feito por alguns setores, que derrubam o preço pago ao produtor, porém para o consumidor não há redução dos alimentos à base de trigo.