Busca rápidaX


Situação dos Beira Trilhos ainda não está definida

2 de novembro de 2019

 O Secretário Municipal de Habitação de Ijuí Ramsés Lemos esteve em Brasília na última semana, onde participou de reunião para debater a situação dos Beira Trilhos de Ijuí.

 Desde que a empresa Rumo Logística, permissionária à utilização das vias férreas no Brasil, conseguiu um mandado de Reintegração de Posse de áreas as mais de 300 famílias que residem nessas condições vivem em apreensão. Conforme Ramsés Lemos, o movimento em prol dessas famílias, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, está muito forte e por enquanto os moradores seguem seguros em suas residências.

 Das mais de 300 famílias que residem à beira trilhos em Ijuí, cerca de 120 não precisarão deixar os locais em nenhuma hipótese, pois, segundo o Secretário, estão a mais de 15 metros de distância da via férrea.  As demais, ainda convivem com o medo. Ramsés Lemos lembra que, mesmo sendo difícil, a justiça poderá mandar exercer a reintegração de posse em face da empresa.

 Durante o encontro na Capital Federal foi demonstrado o impacto social negativo de uma medida como essa. Ramsés Lemos explicou que o pedido das cidades, que enfrentam este problema, é para que a via férrea seja deslocada para fora da área urbana. Novos encontros regionalizados poderão acontecer. Em Ijuí existe uma associação de moradores Beira Trilhos que acompanha o processo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí