Busca rápidaX

MANCHETES

Soja evolui para o final de ciclo na região de Ijuí e rendimento médio é de 12 sacas

8 de março de 2022

A soja evolui rapidamente para o final do ciclo e aproximadamente 62% da área, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, está em formação e enchimento de grãos. Os dados fazem parte do levantamento semanal da Emater, divulgado hoje pela manhã.

As lavouras com cultivares precoces e semeadas no início do período recomendado para o plantio se encontram em maturação e colheita, com baixo rendimento. Em Catuípe, a produtividade obtida é de 4 sacas por hectare. No município de Colorado, o rendimento é um pouco superior, entre 10 e 15 sacas, embora algumas áreas produzem 5 sacas. O produto colhido é de baixa qualidade, com elevado percentual de grãos esverdeados e formação incompleta.

As chuvas contribuíram para a melhora do desenvolvimento das lavouras de soja em estágios de floração, formação e enchimento de grãos. Há grande incidência de lagartas. Na abrangência do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, a colheita da soja chega a 3% e rendimento médio de 12 sacas por hectare. 14% da cultura está em maturação.

No que se refere ao milho, na mesma área, a colheita se aproxima do final. As lavouras de segundo cultivo, semeadas em janeiro, apresentam recuperação das folhas. Com colheita em 98%, a produtividade média do milho na região de Ijuí está em 72,20 sacas por hectare.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí