Temporais localizados atingiram diferentes cidades da região noroeste do Rio Grande do Sul durante a quinta-feira, 23, deixando um rastro de destruição e causando danos significativos à infraestruturas e às residências.
A chuva forte provocou quedas de árvores na rodovia que liga Ijuí ao município de Panambi, com relatos de árvores caídas nas proximidades do trevo de acesso à Pejuçara. No município de Ajuricaba, foi registrado o destelhamento de uma residência na Linha 17.
Em São Borja, na Fronteira Oeste, aproximadamente 15 casas foram destelhadas devido à intensidade do temporal. Dois carros também foram atingidos, sem registro de feridos. A Defesa Civil local está monitorando a situação e dando suporte aos moradores afetados.
A cidade de Sete de Setembro também foi impactada, com a queda de parte do forro de um posto de gasolina, enquanto Catuípe sofreu danos consideráveis no bairro Santa Fé, onde cerca de 14 residências foram parcialmente destelhadas. Os bairros Neves e Antiga Asa Branca também relataram prejuízos causados pela tempestade.
Apesar dos danos em diversas localidades, o Corpo de Bombeiros de Ijuí não recebeu chamados de emergência relacionados aos danos causados pelas chuvas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que a partir desta sexta-feira (24), o tempo ficará instável devido a um sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de calor e umidade continental.
Espera-se temporais isolados no decorrer da manhã, se expandindo entre tarde e noite e para todo o Estado, com pancadas de chuvas, de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento intensas (entre 80 e 100 km/h) associadas as instabilidades e queda de granizo. Os acumulados devem variar entre 30 e 70 mm/dia..
No sábado (25), as instabilidades continuam, com chuvas e temporais pontuais, principalmente no Noroeste, Norte, Missões, Serra, RMPOA, Costa Doce e Litoral Médio e Norte. Acumulados de até 50 mm/dia nessas regiões. Nas demais áreas, chuvas mais leves, abaixo de 20 mm/dia.
*Confira a previsão do tempo com a meteorologista Camila Cardoso: