15 municípios do Rio Grande do Sul registraram prejuízos em razão de temporais nas últimas 24 horas. Os dados são da Defesa Civil Gaúcha. O município mais próximo com problemas é Condor. Confira a lista:
– Barra do Quaraí: CREPDEC 6 informou a queda de um poste de energia elétrica, que danificou parte da área coberta da escola municipal Manoel Imãs dos Santos. Em geral, o município está sem energia elétrica. Compdec fazendo levantamento de danos, orientando a fazer contato com a concessionária de energia para reestabelecer rede.
– Cachoeira do Sul: CREPDEC 3 informou que Cachoeira do Sul teve árvores caídas nas ruas e em cima de residências. Um muro desabou, há pontos de alagamento. Ainda reportou acidente na BR 153.
– Candelária: CREPDEC 3 informou que em Candelária ocorreu destelhamento de 10 casas e obstrução de algumas vias devido à tempestade. No entanto, até o presente momento, a cidade não precisou de apoio da Defesa Civil Estadual. A Defesa Civil municipal distribuiu lonas e retirou árvores das vias.
– Chuí: Na praia do Chuí, no litoral sul, um homem foi atingido por um raio e veio a óbito. O Corpo de Bombeiros Militar e guarda-vidas auxiliaram no atendimento. A vítima foi conduzida ao hospital de Santa Vitória do Palmar, mas não resistiu.
– Condor: CREPDEC 7 informou que um forte vendaval atingiu o município de Condor, ocasionando destelhamento de residências e quedas de árvores e alguns pontos de bloqueios entre os municípios de Condor e Panambi. Providências: foi acionada a guarnição dos bombeiros de Panambi que está providenciando a desobstrução das vias, o coordenador está in loco fazendo o levantamento de residências atingidas, CREPDEC em prontidão para possível deslocamento com material (lonas).
– Estância Velha: CREPDEC 1 informou destelhamento de uma residência, entrega de lona e, na sequência, serão entregues telhas. Está sendo feito o levantamento das árvores caídas. Providências: entrega de lona e desobstrução de vias.
– Imbé: Em torno de 120 casas atingidas, árvores, postes e outdoors caídos. Desalojados: 05 famílias.
– Osório: 40 casas danificadas registradas até o momento. Uma guarnição deslocou para atendimento de ocorrência no circo, onde houve a queda da lona sobre diversas pessoas (em torno de 200) em razão da chuva volumosa. Foi reportada a situação de vítimas com escoriações, sendo que uma foi conduzida ao hospital. Aguardando maiores informações.
– Pelotas: CREPDEC 4 informou chuva forte em Pelotas, causando alagamentos em vias urbanas.
– Santa Maria: CREPDEC 3 informou que caiu uma árvore sob o banheiro da residência causando a quebra de 4 telhas. Não houve feridos. COMPDEC e Assistência Social farão nova avaliação de danos pela manhã. COMPDEC fará doação das telhas para a família.
– São Lourenço do Sul: CREPDEC 4 informou evento de tempestade local com precipitação de pedaços irregulares de gelo. Informou que afetou a localidades de Cerrito, Benedito, Sesmaria, Taquaral, Santana e parte da Harmonia. Segundo o Coordenador, todas as regiões fazem parte da zona rural do município, afastado da zona urbana. 100 residências foram atingidas em decorrência das fortes chuvas e ventos.
– São Vicente do Sul: CREPDEC 3 informou o destelhamento de parte da cobertura do Hospital Municipal de São Vicente do Sul devido a tempestade local com precipitação de pedaços irregulares de gelo, sem feridos.
– Tavares: 350 casas parcialmente e totalmente destelhadas, 01 (uma) escola municipal parcialmente destelhada.
– Tramandaí: 06 casas parcialmente destelhadas, 02 escolas municipais parcialmente destelhadas, estrutura da rua coberta no centro da cidade, veio abaixo causando danos em 06 veículos que se encontravam no estacionamento. Falta de energia elétrica em vários pontos da cidade.
– Venâncio Aires: CREPDEC 8 informou sobre bueiros entupidos e rua alagada adentrando os primeiros andares. Defesa Civil do município e Bombeiros retiraram as pessoas do local.