Busca rápidaX

Temporais podem provocar rajadas de vento, granizo e acumulado de 80 mm de chuva em Ijuí

16 de janeiro de 2024

A instabilidade se aproxima da região noroeste e é motivo de alerta em todo o estado. A meteorologista Camila Cardoso relatou à RPI que a combinação entre calor e umidade são ingredientes para formação de nuvens e potencial de temporais. Neste momento, segundo a especialista, a instabilidade adentra o estado pela fronteira com o Uruguai e se desloca em direção à Ijuí, devendo atingir a região na noite de hoje (16).

Amanhã (17) é o dia mais crítico para temporais, rajadas de vento e até queda de granizo. Os ventos mais fortes estão previstos para a região sul do estado. Para Ijuí e municípios vizinhos o alerta é para o volume de chuvas que pode variar entre 60 e 80 milímetros até amanhã.

Camila reitera que essas condições são reflexo do superaquecimento global. O ano de 2023 foi o mais quente da história e, com atmosfera mais aquecida, há maior probabilidade de evento extremos, como os temporais. Ainda estamos sob influência do El niño, segundo a especialista, mas a boa notícia é que se prevê o resfriamento desse fenômeno climático que deve chegar ao fim no outono.

Fazendo uma perspectiva mais ampliada, a meteorologista afirma que possivelmente após o fim do El niño, a previsão oceânica é de que se tenha um período de neutralidade e a probabilidade de retorno do La niña no segundo semestre de 2024. Mas, ainda é muito precoce para afirmar tais mudanças, conforme Cardoso.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí