Busca rápidaX


MANCHETES

Tendências do varejo são pauta de palestra na ACI de Ijuí

17 de junho de 2023

A Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) promoveu quinta-feira, em parceria com o Sebrae a palestra Varejo Pé no Chão. A palestrante Lisiane Hampel, consultora do Sebrae, apresentou as tendências abordadas na New Retail Federation (NRF), a maior feira de varejo do mundo, que acontece em Nova Iorque (EUA) e aborda o que os grandes players do mercado já estão aplicando e o que promete acontecer de novo em diversos pilares dos negócios, especialmente para o comércio.

Lisiane destacou principalmente o cenário atual que envolve todos os segmentos do comércio, onde o consumidor está mais crítico. “Hoje o cliente que cria relacionamento com a marca é mais cuidadoso, por isso o discurso e o marketing das empresas precisam estar realmente conectados com a prática”, avaliou a palestrante sobre as relações de consumo, questionando: “Que valores sua empresa entrega, em qual cultura ela está inserida?”, é preciso buscar nessas respostas a conexão com a comunidade. Um dado importante é pensar em sustentabilidade. Lisiane falou sobre a tendência de fazer com que um produto tenha maior tempo de uso, seja através de repasses, em modelos semelhantes ao que vemos nos outlets ou mesmo sendo consertados. “São estratégias conhecidas como resales que podem aumentar o fluxo de clientes, aumentando as vendas e o seu ticket médio”, explica.

Outro ponto importante que foi colocado por Lisiane é no que se refere à gestão. “O varejo é feito de pessoas para pessoas. Treine, capacite e crie um ambiente propício para o desenvolvimento de seus colaboradores. Hoje o cliente busca gente com brilho no olhar, então um colaborador pode não ter o conhecimento, por isso você o treina, mas se ele tiver vontade, é isso que vai fazer a diferença”, disse, alertando que é preciso colocar os colaboradores em primeiro lugar, pois são eles que garantem a conexão com o cliente. “São eles que vão monetizar a sua marca”.

Ao apresentar os principais cases de marketing que foram apresentados como sucesso na NRF Lisiane destacou aos empresários, que tudo pode ser aplicável. “Cada um deve avaliar o seu modelo de negócio e não ver os exemplos como padrão, mas se inspirar neles para criar ideias que façam sentido e referência para sua marca”, disse. Entre as principais vitrines apontou a integração entre a loja física e digital em um processo que deve ser gradativo, mas presente em todos os negócios. “Não há uma fórmula, ou uma mídia ideal, o importante é que a presença em cada mídia escolhida seja relevante. O cliente não quer mais uma informação genérica, ele quer uma fala humanizada e com referências, por isso você, gestor, não pode ficar aleatório a esse movimento, mas fazer parte dele juntamente com sua equipe”.

Além das importantes dicas, ao final da palestra Lisiane disponibilizou seus contatos a todos os empresários que podem procurar o Sebrae para uma consultoria especializada para impulsionar os negócios.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e ACI