Busca rápidaX


MANCHETES

Tradicional Festa da Uva e do Trigo de Pejuçara está confirmada para os dias 3 e 4 de fevereiro

9 de janeiro de 2024

A tradicional Festa da Uva e do Trigo da comunidade católica de Pejuçara está marcada para os dias 3 e 4 de fevereiro, completando 72 anos de realização. O local do evento, no quarteirão da igreja matriz São José, passou por melhorias, como pintura externa do Salão Paroquial, aprimoramentos nas rampas de acesso à igreja e instalação de piso intertravado nas calçadas ao redor.

O mutirão para preparar o evento já começou, visando aprimorar a infraestrutura para receber mais de 5 mil visitantes nestes dois dias. A festa retornou ao formato presencial no ano passado após dois anos de adiamento devido às restrições da pandemia de Covid-19.

A edição deste ano oferecerá 11 mil quilos de uva, diversas variedades, e seis mil litros de vinho-doce. Uma reunião da Comissão Organizadora em 9 de janeiro definirá os preços dos produtos durante a festa, visando atender às expectativas dos visitantes.

A programação inclui a abertura das tendas no sábado às 13h, com venda de iguarias da culinária italiana, como cucas, pães, assados de porco, frango e churrasco (apenas no domingo). Destaque para as tortas, bolos, salada de frutas e o famoso “vinho-doce”. À noite, no Salão Paroquial, serão servidos pratos típicos, acompanhados por música do grupo “Edinho e Banda” e chope artesanal.

No domingo, destaque para a missa festiva na Igreja Matriz São José às 9h, seguida por um cardápio com churrasco, assados de porco e frango, cucas italianas, pães e saladas. A tarde será animada pela banda “Os Guris”.

O sorteio da Ação Entre Amigos ocorrerá às 17h30min, oferecendo prêmios em dinheiro de até R$10 mil e diversos eletrodomésticos. A Comissão Organizadora, liderada pelo casal Décio e Rosa Basso, está empenhada na celebração dos 72 anos da Festa da Uva.

A festa é uma importante tradição para a cidade de Pejuçara e a região. O evento reúne milhares de pessoas para celebrar as culturas da uva e do trigo, que são importantes para a economia local.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações dos organizadores da Festa.