Busca rápidaX


MANCHETES

Tratamento de câncer feito em Ijuí com touca inglesa evita queda de cabelo

15 de novembro de 2022

A última quimioterapia realizada por Priscilla Lemos teve comemoração e o sentimento de alívio. A moradora de Santo Ângelo, após descobrir um câncer de mama, realizou o tratamento no Instituto de Oncologia de Ijuí (IOI). Com o uso da touca inglesa, a queda de cabelo foi evitada. 

A touca é utilizada 30 minutos antes da sessão de quimioterapia, podendo ser mantida por até 1 hora e meia após a mesma sessão. O aparelho oferece bastante conforto aos pacientes, facilitando a continuidade do tratamento. O sucesso dessa técnica pode chegar a 92%, variando de acordo com as características do paciente e do protocolo de medicação que este recebe.

“Isso é positivo para a autoestima da mulher. Me sinto muito feliz por todo o cuidado que tive nesse período. Peço atenção a todas as mulheres que realizem o toque e façam exames. Discordo da frase: quem procura acha. Quem procura, na verdade, caso tenha alguma doença, tem mais condições de tratá-la”, informou Priscilla. 

O IOI, que inaugurou em outubro de 2021, fica localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul e engloba o Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia – Oncosite, o Laboratório de patologia cirúrgica – Oncocell e profissionais com mais de 20 anos de atuação. A primeira paciente, que está agendada para a próxima semana, já iniciou o tratamento da quimioterapia e irá utilizar a Touca Inglesa para minimizar a perca de cabelo nas próximas sessões.