A eleição suplementar em Capão do Cipó, para escolha de novos prefeito e vice, deverá ocorrer no primeiro semestre do próximo ano. Recente portaria do Tribunal Superior Eleitoral estipulou datas para eleições em todo o Brasil, no caso de necessidade de pleitos extras por cassação de políticos eleitos em 2020.
Foram definidas, por exemplo, as datas de 15 de janeiro, 5 de fevereiro, 5 de março, 2 de abril, 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto e 3 de setembro, além de outras datas do segundo semestre de 2023. No dia 11 deste mês, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul cassou os diplomas do prefeito de Capão do Cipó, Osvaldo Froner, do PP, e do vice, Anselmo Fracaro Cardoso, do PDT.
Eles são suspeitos de terem distribuído vales-combustível para eleitores na campanha de 2020. No momento, atua como prefeito interino o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Olímpio Tissot, do PP. Osvaldo Froner e Anselmo Fracaro Cardoso ingressaram com recurso para tentar reverter a cassação.