Uma reunião entre membros da União das Etnias de Ijuí (UETI) e representantes de demais instituições e entidades do município como ACI, Sindilojas, Unijuí, Conselho Municipal de Cultura (Comuci), Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, entre outros, participaram na noite desta terça-feira, 02, de uma reunião promovida pela UETI.
O encontro objetivou, especialmente, montar um comitê da sociedade civil unindo pessoas e entidades que tenham relação com o turismo e a cultura, para trabalharem em ações no fomento destes setores em Ijuí, como detalha o presidente da UETI, Jonas Sala.
“A reunião foi muito boa, nós tivemos muitas discussões e propostas para fomentar o turismo em Ijuí, onde toda a comunidade poderá usufruir dessa intenção. Nós tivemos a iniciativa de chamar várias entidades ao encontro da UETI para trabalharmos juntos, afinal, somos Capital Nacional e Mundial das Etnias de direito, mas precisamos ser de fato. E para ser de fato, nós precisamos que as entidades e a população de Ijuí como um todo se sintam pertencentes a essa ideia e a esse fomento. Então, nesse primeiro dia útil do ano já estivemos trabalhando em prol da comunidade de Ijuí e do fomento do turismo. Nós vemos que o turismo, a exemplo de outras cidades, desenvolve o município como um todo”, destaca Sala.
Ao fim do encontro, ficou definido pela formação de um comitê com representantes de diversas entidades do setor de turismo e cultura do município, que irão se reunir para discutir ideias e ações de fomento aos setores.
Uma das primeiras ações será a apresentação para uma representante da Secretaria Estadual do Turismo, que estará em Ijuí no dia 18 de janeiro, durante o Canto de Luz, de algumas potencialidades e a estrutura hoteleira e de restaurantes que a cidade possui. Novos encontros devem ser realizados no decorrer de 2024.