Busca rápidaX


UETI recebe o primeiro selo prata de acessibilidade do Rio Grande do Sul

11 de abril de 2024

O município de Ijuí recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), o primeiro selo de acessibilidade, através da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS).

O selo foi entregue para a União das Etnias de Ijuí (UETI), sendo, portanto, à sede da UETI o primeiro local certificado com acessibilidade para pessoas com deficiência no município e o primeiro com selo prata no Estado.

Criado pela FADERS, órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o Sistema de Certificação do Selo de Acessibilidade tem por objetivo promover uma cultura de convivência com as diferenças e as exigências legais para acessibilidade, aprofundando e ampliando a abordagem da acessibilidade, em especial à acessibilidade arquitetônica e urbanística.

Assim sendo, a outorga do 1° Selo é um momento marcante para ljuí, especialmente aos cidadãos com deficiência e seus familiares em sua busca pelo melhor acesso em todos os lugares.

O município através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), e da presidente Juliana Santos, a partir de um sistema de check list avalia as instituições para garantir que o local atende às exigências e possibilita um ambiente adaptado. Em seguida o check list é enviado a FADERS para a certificação do estabelecimento.

O selo será entregue nas modalidades ouro, prata e bronze. O selo prata representa que o ambiente permite autonomia parcial, no caso de um selo ouro a autonomia é total e o selo bronze é entregue quando o ambiente é adaptado mas não permite a autonomia.

Os estabelecimentos comerciais de Ijuí já podem solicitar a sua certificação com o Comitê Gestor municipal pelo telefone 3331 8200 de forma gratuita.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí