Um dia para ficar na memória. Em 28 de junho de 1985, nascia a Unijuí a partir do reconhecimento como Universidade. A portaria publicada no Diário Oficial da União, nessa data, pelo ministro da Educação na época, Marco Maciel, reconhecia o caráter de Universidade aos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí (CIESI), criados em 1981 com a unificação das quatro Faculdades existentes em Ijuí.
Nascia assim, a primeira universidade da Nova República: a Universidade de Ijuí. Dalí em diante, as conquistas para a educação da região só aumentaram com a instalação de outros três campi: em Panambi, em Santa Rosa e em Três Passos. Hoje, a Unijuí completa 33 anos do reconhecimento como Universidade.
A Luta
Na busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário, a Ordem dos Frades Menores Franciscanos (Capuchinhos) do Rio Grande do Sul e a comunidade da região, iniciou uma mobilização para a implantação do ensino superior na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
A partir deste movimento, foi constituída, em 1957, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior na região.
A Fidene
Em 1969, por meio de escritura pública, o patrimônio da FAFI foi transferido para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, que hoje é a mantenedora da UNIJUÍ.