Busca rápidaX

Unijuí está entre as universidades com o maior Índice Geral de Cursos do interior do RS

12 de abril de 2025

A Unijuí avançou de forma significativa entre as universidades não públicas com maior Índice Geral de Cursos (IGC), um Indicador de Qualidade da Educação Superior – ciclo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2023). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11 de abril, pelo Ministério da Educação (MEC). 

“O desempenho alcançado pela Unijuí nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior – ciclo Enade 2023 – é motivo de grande orgulho e reconhecimento para toda a nossa comunidade acadêmica. Avançamos de forma expressiva no cenário nacional, – passando da 19ª para a 11ª posição entre as universidades não públicas com maior IGC no Brasil, em um universo que se ampliou de 92 para 96 Universidades avaliadas. –   e este desempenho reflete o compromisso coletivo, a excelência do corpo docente, a seriedade dos nossos projetos pedagógicos e a dedicação diária de cada pessoa que constrói o dia a dia desta grande Universidade”, destaca o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg. 

A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressalta que os índices de desempenho são motivo de orgulho. “Consolidamos nossa posição como uma das instituições com os melhores IGCs entre as universidades comunitárias do interior do Estado –  a 4ª Universidade comunitária com maior IGC no Rio Grande do Sul e entre as 10 melhores não públicas do Estado, em um total de 94 instituições avaliadas. No cenário nacional, temos orgulho de estar entre as 11 universidades não públicas com maior IGC do Brasil, e entre as 87 melhores instituições de ensino superior não públicas do país, considerando um universo de 1.807 avaliadas. – e No cenário nacional, temos orgulho de estar entre as 11 Universidades não públicas com maior IGC do Brasil e entre as 87 melhores instituições de ensino superior não públicas do país”

Atribuído anualmente, o IGC é um dos quesitos avaliados nas Instituições de Educação Superior (IES) e tem, entre seus indicadores, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Graduação e a média dos conceitos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No caso do CPC, trata-se de um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores de graduação em ciclos avaliativos, sendo calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de cada área, com base na avaliação de desempenho do estudante, professores (titulação e vínculo de trabalho), infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) compara o desempenho do início e ao final do curso, aferindo o valor agregado à formação.

Neste ano, os cursos de graduação avaliados com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) são: Enfermagem – campus Ijuí (CPC 4); Nutrição – campus Ijuí (CPC 4); Agronomia – campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Elétrica – campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Mecânica – campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Civil – campus Ijuí (CPC 4); Farmácia – campus Ijuí (CPC 4); Fisioterapia – campus Ijuí (CPC 4); Medicina Veterinária – campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Civil – campus Santa Rosa (CPC 3;, Estética e Cosmética – – campus Ijuí (CPC 4); Engenharia Elétrica – campus Santa Rosa (CPC 4); Engenharia Química – campus Ijuí (CPC 4); Arquitetura e Urbanismo – campus Ijuí (CPC 4); Biomedicina – campus Ijuí (CPC 5) e Engenharia Mecânica – campus Santa Rosa ( CPC 3). 

Já os cursos avaliados com o IDD são: Biomedicina – campus Ijuí (IDD 5); Medicina Veterinária – campus Ijuí (IDD 4); Agronomia – campus Ijuí (IDD 4); Engenharia Química – campus Ijuí (IDD 4); Engenharia Elétrica – campus Ijuí (IDD 5); Nutrição – campus Ijuí (IDD 4); Estética e Cosmética – campus Ijuí (IDD 5); Engenharia Mecânica – campus Panambi (IDD 4); e Engenharia Civil – campus Santa Rosa (IDD 3).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí
error: Conteúdo protegido!