Busca rápidaX


MANCHETES

UPA de Ijuí tem maior movimento de pessoas com sintomas gripais do que mesmo período de 2022

3 de junho de 2023
Na segunda-feira, 6, unidade atendeu 257 pacientes, sendo que a capacidade seria de 150 atendimentos diários (Foto: Arquivo RPI)

 A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Ijuí começa registrar aumento de procura por parte de pessoas com sintomas gripais. Segundo o coordenador da rede de urgência e emergência da secretaria municipal de Saúde, Tiago Rakoski Zientarski, o movimento é maior por parte de crianças e idosos.

Ele verifica que nesse ano, o fluxo de pessoas com problemas respiratórios ocorre de forma um pouco mais antecipada que mesmo período de 2022, período que antecede o inverno, quando geralmente gripes e resfriados são mais frequentes. Tiago Zientarski alerta para o perigo da circulação de vírus da cepa H, principalmente H1N1, que pode elevar a óbito, por isso, a importância de que a população se vacine contra a gripe.

No momento, a UPA atende média de 200 a 220 pessoas por dia. Esse número chegou, recentemente, a 300, por conta da dengue. Aliás, Tiago observa que começa reduzir o fluxo da comunidade com suspeita ou confirmação da dengue na Unidade de Pronto Atendimento. O mesmo acontece no Corujão da Saúde, sede da secretaria municipal de Saúde.

Mês passado, a UPA de Ijuí contabilizou mais de 7 mil atendimentos, bem acima da capacidade normal, que é de 4 mil e 500 atendimentos. Os casos relacionados à dengue responderam por 25% dos serviços. Abril foi o mês com maior número de atendimentos em 2023, acima de 8 mil.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí