Busca rápidaX

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para o segundo turno em Ijuí

14 de outubro de 2022

As mais de 300 urnas eletrônicas da 23ª Zona Eleitoral de Ijuí, que abrange além da cidade ijuiense os municípios de Bozano, Ajuricaba, Nova Ramada, Coronel Barros e Catuípe, começaram a receber os últimos preparativos para o segundo turno das eleições nesta sexta-feira, 14.

Conforme explica a chefe do Cartório Eleitoral, Sônia Heinke, o trabalho consiste na testagem, conferência e atualizações para os quatro candidatos a serem votados no pleito de 30 de outubro.

“Estamos durante essa semana dando a carga nas urnas, ou seja, nós inserimos em cada urna uma mídia que contém o nome dos eleitores e também dos candidatos. Esse procedimento é a chamada carga das urnas. Depois disso, as urnas são lacradas e ficam prontas aguardando o segundo turno”, esclarece Sônia.

A chefe do Cartório Eleitoral também detalha que as pessoas que eventualmente não puderam ou não foram votar no primeiro turno, podem exercer a sua cidadania no segundo.

“O eleitor que não votou no primeiro turno ele pode tranquilamente votar no segundo turno, caso seu título esteja regular. Se não há nenhuma suspensão do seu título e ele não votou no primeiro turno porque, por exemplo, viajou ou estava a trabalho, ele pode sim votar. Além disso, esse eleitor precisa lembrar de justificar o voto do turno que não compareceu para não ficar com multa no cadastro. E essa justificativa pode ser feita no e-título, no site da Justiça Eleitoral ou aqui no cartório. O importante é que a pessoa precisa de uma justificativa e uma prova da viagem feita, por exemplo, como a passagem ou uma declaração da empresa”, finaliza a profissional.

No segundo turno das eleições, os eleitores voltam às seções eleitorais para escolher o futuro governador e presidente da república.

Saiba mais no clicando aqui.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí