Mesmo com o decreto da prefeitura de Ijuí que flexibiliza o uso de máscaras, a utilização desse item de proteção individual segue obrigatório em escolas municipais, estaduais e particulares da Colmeia do Trabalho. Isso porque, uma liminar judicial mantém a obrigatoriedade da utilização de máscara por parte de crianças menores de 12 anos em todo Rio Grande do Sul, o que contraria posição do governo gaúcho.
O decreto da prefeitura de Ijuí foi divulgado no final da manhã de hoje. Com isso, o uso de máscara, a partir de agora, é facultativo no município, seja em local aberto ou fechado. E exceção vale para os serviços público e privado de saúde, onde a máscara é exigida para trabalhadores do segmento, pacientes, acompanhantes ou visitantes, e, ainda, pessoas infectadas por Covid ou com suspeita da doença, também aquelas com sintomas gripais. Além disso, também continua a obrigação da máscara em escolas de Ijuí, como informado anteriormente.
Condor é outro município que flexibilizou o uso de máscara para acesso e permanência de pessoas em espaços comerciais. A medida também vale para órgãos públicos municipais e em veículos de uso público restrito ou controlado.