Busca rápidaX

Vacinas contra a Covid em Ijuí deverão ser centralizadas na sede da secretaria da Saúde

18 de janeiro de 2021

A secretaria da Saúde de Ijuí deverá centralizar as vacinas contra a Covid-19 na sede da própria pasta e ter uma equipe volante para realizar a imunização nos serviços de saúde do município. No entanto, segundo o secretário, Márcio Strassburger, conforme a quantidade de doses que forem repassadas, a prefeitura poderá implantar mais locais de vacinação. Ainda nesta segunda-feira a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, vai realizar reunião com os 20 municípios de abrangência para informar o número de doses que cada município receberá.

Amanhã, 19, um veículo da Coordenadoria deverá buscar as vacinas em Porto Alegre e a tendência é que ao longo do dia aconteça a distribuição para as secretarias municipais de Saúde. Se isso se concretizar, o início da imunização contra a Covid, destinada aos grupos de risco, deve acontecer quarta-feira pela manhã.

O começo da vacinação no Brasil é possível a partir da autorização dada, ontem, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do uso emergencial de duas vacinas: a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e a da Fiocruz, desenvolvida com a Astrazeneca/Universidade de Oxford. Nesse primeiro momento, o Rio Grande do Sul vai receber 341 mil doses do imunizante CoronaVac. A chegada do medicamento ao território gaúcho está programada para as 20 horas e 25 minutos de hoje.

A campanha no RS seguirá as diretrizes do Plano Nacional e Imunizações, priorizando os grupos de risco. Nesta primeira fase, serão os profissionais da saúde da linha de frente contra Covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí