Busca rápidaX


MANCHETES

Vereador denuncia situação de descaso no Parque Wanderley Burmann

19 de dezembro de 2023

Na última segunda-feira, 18, o vereador Beto Noronha (PT) utilizou suas redes sociais para denunciar o descaso do Executivo municipal com o Parque de Exposições Wanderley Burmann. Dois meses depois do encerramento da segunda edição da Expofest, o Parque de Exposições encontra-se em uma situação crítica: além do lixo acumulado pelas ruas, há diversos pontos que contém água parada, o criadouro ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

De acordo com o parlamentar, a visita foi realizada após denúncias de frequentadores do local e moradores dos arredores. “Nós encontramos situações de depósito de lixo e resquícios da Feira”, relata.

Entretanto, o que mais preocupa é a água parada em piscinas e chafarizes: “nós encontramos em locais já na entrada do Parque, na recepção do centro administrativo, verdadeiros espaços para a procriação do mosquito da dengue”.

Em entrevista, Noronha aproveitou para relembrar uma pesquisa realizada neste ano que demonstra que Ijuí concentra 17% das mortes por dengue entre os municípios gaúchos, atentando para a responsabilidade do Executivo de estar à frente do combate ao mosquito tanto em espaços públicos quanto privados, já que é tarefa do mesmo conscientizar a população sobre a doença.

Outro ponto que chama a atenção no Parque, é o abandono de cães. Segundo o próprio vereador, ao menos dez animais foram retirados do local pela prefeitura, dias antes do início da Feira. Depois do encerramento das atividades, os mesmos foram devolvidos, sem quaisquer tipo de assistência. Para Noronha, ações como estas demonstram a pouca importância que a atual gestão dá à causa animal”. 

O tema da prevenção contra Dengue virou pauta entre os parlamentares na última sessão do Legislativo, também na segunda-feira. Na ocasião, um projeto de lei de autoria do próprio Executivo, que dispõe a criação do Programa Municipal Permanente de Prevenção à Dengue foi aprovado com treze votos e uma ausência. A criação do Programa pretende facilitar a fiscalização e a condução de atuação pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir de uma série de medidas consideradas efetivas.

Em contato com a equipe de reportagem da Rádio Progresso, o Secretário de Obras Fábio Franzen, afirmou que a equipe responsável pela limpeza iniciou os trabalhos já nesta terça-feira. 

 

Fonte: RPI