Busca rápidaX


MANCHETES

Vereador propõe frente parlamentar para a implantação de Instituto Federal em Ijuí

30 de maio de 2023

O vereador Beto Noronha (PT) protocolou na Câmara de Vereadores um projeto de resolução que prevê a criação de uma frente parlamentar para a implantação de um campus do Instituto Federal de Educação e Tecnologia em Ijuí. O movimento se dá a partir de informações recebidas por Noronha que indicam uma grande possibilidade do Governo Federal ampliar em torno de 300 novos campus de Institutos Federais no Brasil.

“A Frente Parlamentar terá como objetivo conquistar um campus para Ijuí, através da articulação e apoios envolvendo toda a comunidade ijuiense, lideranças de municípios como Ajuricaba, Nova Ramada, Augusto Pestana, Joia, Bozano, Boa Vista do Cadeado, Catuípe, Coronel Barros e outros. Também de deputados estaduais e federais e dos senadores. Um campus do Instituto Federal em Ijuí, possibilitará as pessoas sem condições financeiras, a cursar ensino técnico profissionalizante, superior, pós-graduação/especialização, mestrados e doutorado. Proporcionando a formação e qualificação para o mercado de trabalho, mas também a formação humanística”, destacou o vereador.

Além de Noronha, nesta terça-feira, 30, estiveram presentes no programa Rádio Ligado, o professor de computação Adão Cambraia, e a professora de inglês, Tamara da Rosa. Eles defendem a importância de um campus para Ijuí.

“Em Santo Augusto o Instituto Federal Farroupilha agrega estudantes de 17 cidades. O Instituto Federal tem 50% das vagas disponibilizadas para o ensino médico/técnico, 20% licenciaturas, ou seja, formação professores, e 30% para o tecnólogo/pós-graduação. O Instituto Federal vem sempre a somar na região. Ele trabalha no contexto produtivo de cada localidade e não confronta com as instituições já existentes”, destacou Tamara.

Cambraia, por sua vez, informa que o aluno que integra o instituto já é inserido no contexto da pesquisa desdes o primeiro dia de aula. “Nossos cursos, em Santo Augusto, são das mais variadas áreas como informática, alimentos, agronegócio e administração”, complementou.

O projeto de criação da frente parlamentar do vereador baixou às comissões e deve ser votado na próxima segunda-feira, 5.