Reeleito com 1197 votos, aos 34 anos, o advogado Matheus Pompeo (PDT), um dos mais jovens na casa legislativa, compartilhou em entrevista à RPI sobre os caminhos que o fizeram optar pela política. Segundo ele, desde jovem gostava de liderar, tanto que aos 13 anos já foi vice-presidente do Grêmio Estudantil do Ruizão, onde estudava. Depois, começou sua trajetória nos Supermercados Cotrijui, inicialmente trabalhando como empacotador, depois caixa, repositor, até passar a atuar como fiscal de caixa. O desafio seguinte foi gerenciar a cooperativa em Augusto Pestana. Algum tempo depois, retornou como gerente da Cotrijui unidade Ijuí, naquela ocasião, com mais de 200 funcionários sob sua gestão.
Questionado sobre os motivos de ter ingressado na política, Pompeo afirma que sempre acreditou que é através dela que se pode transformar a sociedade em que se vive e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas.
Matheus também citou sobre seus laços familiares com o pai, deputado federal Darci Pompeo de Mattos, e disse que o reconhecimento paterno, inicialmente veio do sei pai do coração, que foi quem o criou, junto de sua mãe. Depois de atingir a maioridade, veio o reconhecimento de seu pai de sangue, deputado Pompeo de Mattos. “Eu não nasci filho de deputado, mas me tornei depois” afirma Matheus, que complementa: “Sobre o reconhecimento ter vindo mais tarde, não condeno nem julgo ninguém, apenas agradeço o destino por ter duas pessoas fantásticas como meus pais”.
Em 2020, depois de conseguir consolidar seu trabalho jurídico como advogado em Ijuí, sentiu-se preparado para assumir o desafio de concorrer ao cargo de vereador. Agora reeleito, o advogado diz que não consegue permanecer em uma zona de conforto, e vai continuar sendo um edil ativo, a exemplo de como foi ao longo dos últimos quatro anos. Ele também fez uma leitura do resultado das urnas. “O governo foi reeleito com uma ampla maioria, talvez nem tenha sido pelo seu trabalho, mas pela rejeição a outra proposição, que era do Partido dos Trabalhadores. Nada contra o PT, mas meu partido é o PDT. No entanto, não vou atuar como uma oposição crítica e raivosa, vou trabalhar de forma consciente, apontando, sim, o que tem que ser melhorado, sentando com o secretariado e discutindo melhorias para o município” afirma.
Questionado sobre o futuro, Matheus Pompeo tem grandes pretensões, e foi enfático ao afirmar que essa foi sua última eleição para vereador: “Não concorro mais a vereador pelo município de Ijuí. Temos uma eleição em 2026, para escolha de deputados estaduais e federais, e temos uma eleição em 2028 para prefeito municipal, então eu me coloco a disposição da comunidade e do meu partido. Eu acho que Ijuí precisa de um deputado estadual atuante, que conheça os anseios da nossa comunidade, que conviva diariamente com a realidade do município, assim como eu faço, e já vou trabalhar para colocar em prática esse projeto que é para o desenvolvimento de Ijuí e toda região” finaliza.