Busca rápidaX

Vereadores aprovam alterações nas taxas de lixo e IPTU

19 de dezembro de 2022

Os vereadores de Ijuí aprovaram nesta segunda-feira, 19, um projeto de autoria do executivo, que tramitou em regime de urgência, para alterações nas taxas de coleta de lixo e IPTU. O documento prevê redução de 15% no valor da taxa de lixo, por exemplo, além de mudanças no cálculo do imposto predial, em que será utilizado a média ponderada para definir o valor da cobrança, o que antes acontecia apenas para o imposto territorial. 

O presidente da casa, Matheus Pompeo de Mattos (PDT) foi o primeiro a se manifestar, salientando que, ainda que não haja redução no valor do tributo, o diálogo entre os poderes para tais alterações, foi fundamental. “Esta é mais uma vitória para o poder legislativo, que agora também pode legislar sobre matéria tributária. Desta forma, em caso de discordância diante do cálculo para reajuste, os vereadores poderão mudar, opinar”, disse. 

Bira Erthal (PL), líder do governo, reiterou a importância do diálogo e da transparência para que os poderes possam estar em consonância na tomada de decisões, especialmente as que têm impacto direto na sociedade. 

Josias Pinheiro fez um discurso crítico. “Finalmente estamos votando essa mudança, mesmo que um ano depois. O nosso partido precisou entrar na justiça no ano passado, contrário ao reajuste de 15%”, disse. 

Cleuton Rolim (PDT) e Bruna Gubiani (PCdoB) também reiteraram a importância do diálogo entre os dois poderes. O projeto foi aprovado por unanimidade. Ainda não há um cálculo exato do valor a ser reajustado no imposto para o próximo ano. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí