Busca rápidaX

MANCHETES

Vereadores questionam local de construção de 150 casas próximo da Modulada de Ijuí. Situação preocupa Habitação

18 de março de 2024

O projeto de construção das 150 casas numa área de cinco hectares adquirida em 2022 pela Prefeitura de Ijuí deve ser pauta nessa noite (18) no legislativo ijuiense. Segundo o secretário de Habitação de Ijuí, Marcelo Buss, alguns vereadores questionam o local escolhido para edificação das residências, devido à proximidade com a Modulada de Ijuí, ao lado do campo do bairro Luiz Fogliatto.

A pauta tramita na câmara de vereadores desde dezembro passado e agora a Habitação teme que alguns vereadores, cujos nomes não foram divulgados por Marcelo, não votem favoráveis a proposta de mudança de zoneamento de área rural para área urbana, necessário para dar continuidade ao projeto.

A principal preocupação do secretário é com o prazo, já que até o dia 29 de março a Habitação precisa protocolar o projeto para garantir a liberação de recursos que totalizam R$ 21 milhões. Em entrevista à Rádio Progresso, Marcelo Buss garantiu que o município vem promovendo reuniões sobre o tema com as forças de segurança, que garantem uma atuação constante das na área. Além disso, Marcelo Buss lembra que haverá um controle detalhado sobre quem serão as pessoas selecionadas para ocupar o local.

Se aprovado o projeto, é a Caixa Econômica Federal quem contrata a empresa que vai executar a construção da casas. Fica sob responsabilidade do município administrar quem serão as pessoas a ocupar o local, desde que se enquadrem nas normas do Programa Minha Casa, Minha Vida Faixa I, ou seja, apenas famílias com renda mensal bruta até R$ 2.640,00, de imóveis subsidiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) ou Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

Fonte: RPI