Busca rápidaX


Vírus da dengue não circula atualmente em Ijuí, mas fiscalização é intensa

16 de fevereiro de 2019

A rádio Progresso conversou na manhã desta sexta-feira com o médico veterinário da Vigilância Ambiental em Saúde de Ijuí, Ortiz Júnior, pra saber como anda a situação da dengue em Ijuí.
Segundo Ortiz, atualmente o vírus não está circulando no município, porém, é intensa a fiscalização por parte dos cerca de 40 agentes que vão diariamente a campo atuar no trabalho de orientação e prevenção.

A maior preocupação segundo Ortiz é com pessoas que visitam municípios vizinhos, onde já foram registrados casos de dengue, como Panambi e Cândido Godói por exemplo. “Essas pessoas podem facilmente trazer o vírus pra Ijuí e dessa forma passar a outras pessoas” destaca.

O médico veterinário comenta ainda que em Ijuí, os agentes já se depararam diversas vezes com situações desagradáveis ao não serem bem recebidos pelos proprietários quando vão efetuar o trabalho de fiscalização.

“Percebemos que muitas pessoas não associam o fato de que se estamos indo fiscalizar o pátio ou os terrenos é porque estamos trabalhando em prol da saúde dessas famílias”, destaca ele, que comenta que em muitas residências já foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor não somente da dengue, mas também da Chikungunya, Zica e Febre Amarela.

Ortiz Júnior destaca ainda que a Vigilância Ambiental atua em diversas áreas como meio ambiente, população e saúde, e isso envolve a fiscalização do surgimento de diversos animais como morcegos, escorpiões e outros que possam apresentar riscos à saúde da comunidade.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí