Busca rápidaX

MANCHETES

Duas ijuienses representam o município em Bagé, na Ciranda Estadual de Prendas

18 de maio de 2022
Katarine, à esquerda e Daiana, à direita.

A Ciranda Estadual de Prendas, em sua 51ª edição, terá duas representantes de Ijuí neste ano. O evento, que acontece na Rainha da Fronteira, Bagé, receberá tradicionalistas de todo o estado entre os dias 19 e 21 de maio. Com as ijuienses, a nona região tradicionalista também terá uma representante de Selbach.

De Ijuí, Katarine Peripolli Dias representa o CTG Clube Farroupilha como 1ª Prenda Mirim, Yasmim Finger representa o CTG Estância do Imigrante de Selbach como 1ª Prenda Juvenil e Daiana Dal Ros representa o CCN Piazito Carreteiro como 1ª Prenda Adulta. 

A preparação das prendas, assim como dos peões em concursos culturais, envolve estudos de História, Geografia, Folclore, Tradição e Tradicionalismo. Em uma Ciranda, por sua vez, ocorrem provas escritas, redação, provas orais, artísticas e mostra folclórica, distribuídas nos três dias de evento. Para tanto, estudos e promoções ocorrem durante todo o ano, envolvendo também toda uma gestão regional, normalmente composto por 18 integrantes, sendo eles, das mais diversas entidades, centro de tradições, centro de cultura e grupos folclóricos, filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. 

Katarine participa pela primeira vez do concurso a nível estadual. Yasmim e Daiana vão pela segunda vez, em categorias distintas, uma vez que participaram em anos anterior na categoria mirim, no caso de Yasmim, e juvenil, no caso de Daiana, que este ano sobem de categoria e vão como juvenil e adulta respectivamente.

Para Ijuí, a expectativa é de receber novamente títulos estaduais, visto que ainda neste ano, em abril, o ijuiense Eloir Wichinheski Junior, do GF Chaleira Preta, trouxe o título de 1º Peão Farroupilha do RS no entrevero estadual de peões. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!