As prefeituras de São Nicolau, Salvador das Missões, Cerro Largo, São Pedro do Butiá e Tupanciretã decretaram situação de emergência em razão do granizo registrado entre a noite de terça-feira e madrugada de ontem.
Em São Nicolau, cerca de mil imóveis tiveram danos nos telhados. A vila Jauri e o bairro Boa Esperança foram as áreas mais afetadas. A prefeitura de São Nicolau suspendeu as aulas até amanhã. As prefeituras realizam levantamento de perdas e famílias atingidas para prestar ajuda.
Santiago , Garruchos, Alecrim e Roque Gonzales também tiveram danos pelo granizo. O vice-prefeito de Salvador das Missões, Leomar Henrich, disse, nesta manhã, que os danos somente em cobertura de casas no município são de aproximadamente 700 mil reais. Em lavouras, principalmente, trigo e milho, os estragos são estimados em cerca de 5 milhões de reais. Nesses números não estão contabilizados danos em repartições públicas, galpões e chiqueirões.
Somente no repasse de lonas para cobertura emergencial de imóveis, a prefeitura já gatou mais de 60 mil reais. O Executivo de Salvador das Missões decidiu doar 30% da necessidade de telhas para cada casa com problemas.