Busca rápidaX

Palácio da Intendência, atual sede da prefeitura de Cruz Alta, será restaurado

15 de junho de 2022

Considerado um dos patrimônios históricos e culturais de Cruz Alta, o Palácio da Intendência, atual sede da prefeitura, será restaurado. Depois de anos de descaso e falta de manutenção, o prédio histórico receberá obras de infraestrutura e acessibilidade. O restauro do prédio, faz parte de um dos compromissos da atual administração na preservação do patrimônio histórico do município. 

Na manhã da última sexta-feira, 10, foi realizado o processo licitatório, na modalidade tomada de preço, que prevê a contratação de empresa de engenharia especializada em obra de restauro e conservação do Palácio da Intendência. A empresa Projete Engenharia e Construções LTDA, com sede no município de Joinville foi à vencedora do certame. 

De acordo com a prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto, e o vice-prefeito, Luciano Ardenghi, a restauração do Palácio da Intendência era uma das propostas de campanha apresentada no último pleito eleitoral e um dos anseios da comunidade Cruz-Altense. 

Nesta primeira etapa estão previstos as obras de restauro e recuperação da cobertura, do forro, esquadrias externas, paredes externas e pintura externa do prédio. Além disso, também serão realizados investimentos na acessibilidade, assim como na iluminação interna e da fachada do prédio. 

Atual sede da prefeitura de Cruz Alta, o prédio projetado pelo arquiteto franco-brasileiro Theodore Wiederspahn, foi construído entre os anos de 1911 e 1914. O projeto de restauro do prédio histórico do Palácio da Intendência foi elaborado pela equipe técnica da secretaria municipal de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana; e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). 

No ano passado o poder executivo, elaborou o projeto de restauro e iniciou o planejamento para a captação de recursos com o objetivo de viabilizar o início do processo. A partir do trabalho realizado, e da atenção aos editais e possíveis projetos disponíveis na esfera estadual e federal, o poder executivo protocolou junto ao governo do Estado o projeto de restauro do prédio. 

Em janeiro de 2022, o governo do Estado anunciou os projetos selecionados dentro do Programa Avançar no Turismo. Entre os projetos selecionados, o restauro do Palácio da Intendência, foi um dos selecionados pela comissão. Para viabilizar a execução da primeira etapa do projeto, o poder executivo irá investir cerca de R$ 915.669,51 de contrapartida, contando com o repasse de R$ 1.543.352,56 do Governo do Estado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Prefeitura Municipal
error: Conteúdo protegido!