Busca rápidaX

MANCHETES

Progresso Rural: Inteligência artificial já é realidade na produção leiteira da região de Ijuí

13 de junho de 2022

A área leiteira é um dos segmentos agrícolas que cada vez mais recebe investimentos em tecnologia, o que reduz o trabalho manual dos produtores. Trata-se de sistemas automatizados, realidade vivenciada também em propriedades da região, por exemplo, em Condor e Augusto Pestana, além da região do Alto Jacuí.

Ao participar ontem pela manhã, 12, do programa Progresso Rural da RPI, o zootecnista e gerente técnico da Emater, Jaime Ries, disse que o mais comum é a utilização de robôs. Por exemplo, citou o uso de robôs para ordenha das vacas, ainda o alimentador automatizado de bezerros. Os sistemas também são conhecidos por inteligência artificial.

Mês passado, a temática foi tratada durante o Fórum do Leite, na Expocon, feira que aconteceu em Condor. Jaime Ries frisou que a automação supre a falta de mão-de-obra no segmento leiteiro e incentiva a permanência dos jovens na agricultura.

O zootecnista da Emater observa que essa tecnologia pode ser implantada, também, em pequenas propriedades leiteiras, porém, precisa ser paga pela produção gerada no local para ser viável financeiramente. Diante disso, é necessário ter animais de boa produção, além de instalações adequadas. Jaime Ries ainda lembra que os agricultores também precisam ter conhecimento para operar os sistemas automatizados na produção leiteira.

Abaixo confira o Progresso Rural de ontem:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: Emater