Busca rápidaX


Festival Nativista Canto de Luz será lançado nessa sexta-feira em Ijuí

17 de agosto de 2022

Acontece na próxima sexta-feira, 19, às 19h, o lançamento oficial da 11ª Edição do Festival Nativista Canto de Luz e da 7ª Lamparina da Canção Gaúcha. A cerimônia ocorre na Estação Cultura.

Consolidado como um dos principais festivais nativistas do Rio Grande do Sul, o festival nasceu na ideia de compositores e músicos Ijuienses que avistavam um passado glorioso do município no cenário cultural da música nativista do Rio Grande Sul, quando em oito oportunidades nos anos 80 e 90, teve o sucesso e o reconhecimento da população local e regional, bem como dos músicos e compositores, quando da realização do Canto Farroupilha, festival musical de interpretações e posteriormente de composições inéditas que movimentava os artistas para o movimento cultural de cultivo aos costumes da terra através do poema e da melodia que formavam as composições da época, eternizando o nome do CTG Clube Farroupilha, um dos CTG’s mais antigos do estado do Rio Grande do Sul.

Passados quase 20 (vinte) anos da extinção daquele festival, surge o Festival Nativista Canto de Luz, nome voltado a história da energia elétrica no município de Ijuí, que possui em funcionamento até os dias atuais, a Usina Hidroelétrica “PCH da Sede”, popularmente conhecida como Usina Velha, usina está com entrada em operação no ano de 1923, responsável pelo abastecimento energético da época, aos municípios de Ijuí e Santo Ângelo. Uma história de 90 (noventa) anos que marca o município de Ijuí.

O Festival Nativista Canto de Luz, é promovido pela Prefeitura de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e da Associação Cultural Canto de Luz, com o apoio das forças vivas da comunidade, entidades filiadas ao MTG, IGTF, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura entre outros Órgãos municipais, estaduais e federais, e meios de comunicação social.

Aberto a todos os estados do Brasil e também países sul-americanos, podendo as composições serem cantadas em língua espanhola, o festival liberta para além-fronteiras, os costumes do gaúcho brasileiro e do “gaúcho” argentino e uruguaio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí