Busca rápidaX

Vidros quebrados e seringas descartadas incorretamente representam riscos para recicladores de Ijuí

17 de maio de 2023

O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos. Em Ijuí, a principal dificuldade de quem trabalha com reciclagem se deve à falta de consciência da população, já que objetos cortantes, como pedaços de vidros e seringas, são frequentemente encontrados pelos recicladores em meio ao lixo comum. Na Associação dos Catadores de Ijuí (ACATA), por exemplo, os trabalhadores (sete mulheres e um homem), relatam já ter sofrido cortes e acidentes com os descartes incorretos.

Em entrevista à Rádio Progresso, a coordenadora da ACATA, Aline dos Santos, reiterou a importância da separação correta do lixo, tanto para evitar acidentes quanto para favorecer a reciclagem. “A gente pede que as pessoas descartem as coisas separadas, que tenham um espaço para o lixo seco e outro para o molhado, para que ajudem no nosso trabalho, que já é tão dificultoso. Pedimos que as pessoas tenham consciência e não descartem vidros quebrados, nem seringas, pois podem causar acidentes, como já aconteceu”, pontua. 

Aline relata que atualmente oito famílias dependem financeiramente do trabalho de reciclagem, que consiste na separação, prensa e comercialização. Basicamente, a reciclagem consiste em três processos: coleta e separação dos resíduos de acordo com o seu material; revalorização, na qual o material já separado passa pelo processo para que volte a ser matéria-prima; e transformação, no qual o material transformado em matéria-prima gera um novo produto. Na ACATA, os dois primeiros processos são feitos e os materiais finais, revendidos para que possam ser reutilizados. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí