Busca rápidaX

Servidores municipais de Ijuí podem paralisar caso não tenham reivindicações atendidas

29 de maio de 2023

Os servidores públicos municipais de Ijuí elencaram algumas reivindicações, repassadas ao executivo através de reuniões. A pauta das solicitações inclui mais valorização e melhores condições de trabalho, como auxílio para complementação das férias, vale alimentação durante o recesso, a exemplo do que já ocorre com o funcionalismo do legislativo e mudança de padrão para algumas categorias, como é o caso das auxiliares da educação. A possibilidade de greve é algo debatido entre as categorias funcionais

Em entrevista à Rádio Progresso, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí (SSPMI), Eliseu Barcellos, disse que as reivindicações são antigas. “Os servidores têm se mobilizado e cobrado mudanças. Em alguns casos, o servidor recebe menos de um salário mínimo. Essas demandas já foram levadas ao conhecimento do executivo em diversas oportunidades, quando os servidores ouviram promessas e mais promessas de melhorias. O que não podemos é permanecer na inércia, esperando o depois. Precisamos que o funcionário seja valorizado”.

O sindicalista disse ainda que outra situação que tem demandado atenção é o pagamento do piso da enfermagem, determinado pelo Governo Federal e que deve chegar às bases. “Estamos atuando em diversas frentes para garantir aos trabalhadores de Ijuí o que é deles por direito”. 

Eliseu explica que a principal reivindicação ao executivo se refere à reposição pela inflação ainda de 2021, de 3,44%. “Já conversamos bastante com o prefeito sobre isso e precisamos que seja pago ainda este ano. Sabemos que o município tem questões financeiras, mas nós também temos. É necessário desmistificar a ideia que muitas pessoas têm, de que é mais importante investir em outros setores do que no funcionalismo”. 

Eliseu disse ainda que as reuniões com o executivo resultaram, majoritariamente, em promessas para ‘depois’. “Sempre nos dão prazos, dizem que vão agilizar e nunca mais. Não podemos mais deixar as coisas para depois”. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí