Busca rápidaX


15 de fevereiro de 2024

O tratamento oncológico vai muito além das questões físicas, envolvendo também suporte emocional aos pacientes e familiares. Ao se depararem com a doença, eles trazem consigo incertezas, medos e, muitas vezes, dor, mas também nutrem a esperança de melhora. Um ambiente acolhedor, com profissionais capacitados, faz toda a diferença no cuidado. E essas são marcas do Centro de Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS.

Inaugurado em agosto de 2021, o serviço destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, sendo referência macrorregional. Um dos diferenciais é o ambiente cuidadosamente projetado para proporcionar uma atmosfera agradável, com espaços acolhedores e confortáveis para amenizar o momento delicado enfrentado pelos pacientes oncológicos. “Temos a capacidade de dar suporte de internação, exames e avaliações adicionais para as intercorrências necessárias na trajetória do paciente com câncer”, observa Letícia Y Castro, oncologista e coordenadora técnica do Centro de Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS.

Desta forma, a equipe do Centro é composta por médicos oncologistas, cirurgiões oncológicos, hematologistas, além de profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia. Esses especialistas unem seus conhecimentos na batalha contra o câncer, oferecendo um suporte abrangente, atendendo às necessidades dos pacientes, desde a identificação da doença até o acompanhamento pós-tratamento, baseados nos melhores protocolos.

O câncer – Segundo definição do Instituto Nacional do Câncer (Inca), câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, determinam a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Sendo a segunda maior causa de morte em todo o mundo, afeta a vida de milhões de pessoas, com novos casos surgindo anualmente.

Como forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção, este mês de fevereiro é dedicado à disseminação de informações sobre saúde, pois, com mudança de hábitos, é possível prevenir até 40% dos tumores. “É importante cessar o tabagismo, manter alimentação saudável e balanceada, realizar exames de controle conforme indicação médica, além de praticar exercícios físicos que contribuem para a prevenção, controle e recuperação dos pacientes que já passaram pela doença”, complementa a oncologista Letícia Y Castro. Saiba mais em https://www.gov.br/inca/pt-br.