Busca rápidaX


900 mil gaúchos receberão restituição do IR em 31 de maio

16 de maio de 2024
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O primeiro lote de restituições do imposto de renda, que será pago em 31 de maio, destinará mais de R$ 1,1 bilhão para contribuintes do Rio Grande do Sul. Nesse lote estão incluídas as restituições de cerca de 900 mil declarantes gaúchos.

De acordo com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a medida, que supera as estimativas anunciadas, foi possível a partir de mudanças no sistema, que viabilizaram o fechamento do primeiro lote apenas no dia 15 de maio, ao invés do dia 10. Com isso, foi possível a ampliação no número de contribuintes beneficiados.

Priorizar a restituição aos contribuintes gaúchos foi uma das medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 9 de maio, no pacote “Reconstrução: A Medida Provisória do Rio Grande do Sul e do Brasil”.

Anteriormente, a Receita Federal já havia prorrogado o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda e pagamento de tributos para contribuintes de 336 municípios gaúchos afetados pela crise climática. A data limite para entrega, que seria no dia 31 de maio, foi postergada para 31 de agosto nestas cidades. Confira se o seu município faz parte da lista clicando aqui.

Fonte: Governo Federal