Busca rápidaX

Com aumento no número de pacientes Covid, Hospital Unimed Noroeste muda fluxo de atendimentos

20 de novembro de 2020
Fotos: Unimed Noroeste

O atendimento a pacientes com sintomas respiratórios no Hospital Unimed Noroeste/RS passa a ter fluxo diferenciado. A adequação está inserida em nova etapa do Plano de Contingência adotado pela instituição para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A principal mudança consiste na implantação de estrutura externa ao Pronto Atendimento, na rampa superior de acesso, que passa a ser utilizada como sala de espera. A sistemática já está sendo adotada nesta sexta-feira, 20.

A medida foi anunciada diante da acentuada demanda por pacientes com sintomas compatíveis com a doença. Mais de 480 pessoas procuraram pelo Pronto Atendimento desde o início de novembro. A tendência é de que até o final do mês esse número ultrapasse o registrado em outubro, quando foram registrados 674 atendimentos. Em setembro a procura foi de 382 pacientes com queixas respiratórias.

O diretor técnico do Hospital Unimed, médico Jorge Montardo, reforça que a revisão no fluxo de pacientes respiratórios está focada na manutenção da qualidade assistencial. “A segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde e das áreas de apoio vem sendo prioridade para a instituição”, enfatiza. A estrutura provisória montada na área interna do Pronto Atendimento contempla outras duas salas, a serem destinadas para o acolhimento a pacientes e a realização de testes. Já os pacientes com outras patologias seguem sendo atendidos em área exclusiva do PA.

A adequação do Plano de Contingência nesta semana levou o Hospital Unimed a suspender as cirurgias eletivas que exigem internação do paciente desde a quarta-feira, 18. A medida não tem prazo determinado. A reavaliação está condicionada a estabilização dos casos de Covid-19 e a redução do número de internações. A Unimed orienta ainda os seus beneficiários para que utilizam o serviço de Telemedicina Unimed, pelo fone 0800 644 2045, nos casos em que o objetivo é esclarecer dúvidas sobre os sintomas e a utilização de medicamentos.

Fonte: Unimed Noroeste RS