O Guinness World Records reconheceu Santa Maria como a cidade onde foram encontrados os mais antigos fósseis de dinossauros do mundo. Os dinossauros mais antigos habitaram a área chamada de Formação Santa Maria, na região central do RS.
Santa Maria e região já eram conhecidas como o berço dos dinossauros mais antigos do mundo no meio científico e agora estão definitivamente de vez no Guiness Book após o envio do requerimento e apresentação da documentação pelo Projeto DinOrigin responsável pela descoberta.
Alguns pesquisadores chegaram à conclusão que as rochas em que foram encontrados tais fósseis podem datar de 233,2 milhões de anos atrás e esse período é correspondente à idade ladiniana do final do período Triássico.
A entrega do certificado já foi feita pelo Guinness. Para formalizar a entrega às comunidades envolvidas nas pesquisas, aconteceu uma cerimônia nesta quarta-feira (16), com a presença do Secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini.
Para Santini, essa ocasião serviu como reconhecimento do Guinness. É um grande passo para a região da Quarta Colônia, que a partir de agora conquista ainda mais espaço para o turismo no Rio Grande do Sul.
– A diversidade que é ofertada ali, associada a mais esse importante reconhecimento que é a paleontologia sendo destacada como o destino turístico, onde se encontra os fósseis mais antigos do mundo, no período triássico, vai certamente atrair muitos turistas para conhecer e para poder vivenciar essa experiência. – afirma o secretário.