A vacinação contra o coronavírus continua, mas a procura é baixa em Ijuí. Se nos primeiros meses de 2021 quando houve as primeiras imunizações contra a doença grandes filas foram vistas em postos de aplicação, hoje o cenário é outro. Quando as maiores procuras foram registradas, 900 vacinas eram realizadas por dia. Atualmente, em média, cerca de 60 pessoas estão se vacinando. A informação foi repassada pela coordenadora de imunizações e enfermeira Moiseane Pinheiro Bracht.
Durante entrevista, a profissional informou que, quando há um acréscimo de infecções, a procura aumenta. “É importante que as pessoas completem os seus esquemas vacinais. Percebemos que a maioria das pessoas que vem se vacinar estão com um atraso bem considerável. Ainda estamos convivendo com esse vírus e ele veio para ficar”, destacou.
Conforme a coordenadora, crianças de três anos a 11 anos estão com esquema vacinal de duas doses e são as que menos procuram pelo imunizante. Os adolescentes a partir dos 12 anos até os adultos com 39 anos recebem a terceira dose que é o reforço. O segundo reforço ou quarta dose é recomendado para pessoas que tenham 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com 18 a 39 anos que tenham alguma comorbidade.
“Na semana passada começamos a aplicar no primeiro grupo nessa faixa etária dos seis meses aos dois anos. A recomendação é para aquelas crianças que tenham comorbidades. A procura, no entanto, é bem pequena neste grupo. Disponibilizamos para quem tem comorbidade e, conforme a demanda, para aquelas que não têm”, informou Moiseane.
A vacina contra a covid está sendo ofertada no prédio da SMS. De segunda a sexta-feira, de manhã das 7h30 às 11h e à tarde a partir das 13h30 até às 16h. Para crianças que tem três até 11 anos a vacina é aberta na terça-feira, nos dois turnos.