Diante do aumento de casos da Covid-19 em Ijuí, equipes da saúde precisaram se mobilizar para intensificar ações no que se refere ao atendimento da população. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Ortiz Júnior, na última sexta-feira a Secretaria de Saúde promoveu uma reunião emergencial, quando ficou definido a reabertura do corujão da saúde, visando desafogar o atendimento na UPA e nas Unidades de Saúde. Ortiz mencionou que boa parte da população ainda não entendeu que a UPA 24h é destinada a casos de urgência e emergência, e que pacientes em situação de menor gravidade devem se encaminhar às Unidades de Saúde. Além disso, as Unidades foram municiadas com maiores quantidades de testes para Covid, e nas equipes de saúde os funcionários não devem tirar férias pelas próximas semanas.
“ Estamos vivendo um momento de tensão, estamos em alerta. Entraremos o ano trabalhando de forma intensa, ninguém sai em férias nesse período” afirma Ortiz.
Além disso, o coordenador da Vigilância em Saúde disse que por volta do dia 15 de janeiro as equipes se reúnem para analisar qual será o cenário em Ijuí após as festas de Natal e final de ano, eventos que preocupam as equipes.