Busca rápidaX

Novo levantamento aponta prejuízo superior a 128 milhões de reais em Jóia com estiagem

25 de janeiro de 2023

Com a falta de chuva, os prejuízos na área agrícola de Ijuí e região aumentam dia-a-dia. Uma das culturas em que as perdas registram acréscimo é a soja, principal produto da agricultura no atual período. No município de Jóia, por exemplo, novo levantamento da Emater aponta estimativa de perdas de 128 milhões e 500 mil reais na oleaginosa.

Área de campo nativo em Jóia

Dos 73 mil e 500 hectares de soja sequeiro, a perspectiva inicial era de rendimento de 60 sacas em média por hectare. Agora, está em 50 sacas. Em relação ao milho, o prejuízo é de aproximadamente 18 milhões e 300 mil reais. No milho sequeiro a quebra chega a 80%. Na cultura irrigada, mesmo com disponibilização de água de forma recorrente, a perda fica em cerca de 17%, pois as temperaturas são muito altas.

No que concerne à produção leiteira de Jóia, nos últimos 43 dias, o prejuízo foi de 2 milhões, 412 mil reais. O responsável pelo escritório da Emater em Jóia, Danísio Treméa, frisa que cerca de 1.500 hectares de soja ainda não foram plantados em Jóia em razão da estiagem. Em Condor, ocorre levantamento de perdas por parte da Emater, nas não houve decreto de emergência. Já em Bozano, o prefeito, Renato Casagrande, disse que a tendência é de não decretar emergência em função da falta de chuva.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí