Uma das ações do Núcleo de Captação de Recursos do Hospital de Caridade de Ijuí é o projeto Cofrinho Solidário, que visa captar recursos financeiros para reforma dos 24 leitos SUS, da clínica médica.
De acordo com a diretora voluntária do HCI, Liane Copetti Ghisleni, o custo para reformar cada leito é de aproximadamente 56 mil reais, portanto, são necessários em torno de um milhão e 600 mil reais. É necessário melhorar o sistema de oxigênio, ventilação e outros aspectos dos leitos, situados na parte antiga do hospital.
As caixas do Cofrinho Solidário estão distribuídas em várias empresas de Ijuí e região. Empresários interessados em participar podem entrar em contato com o HCI. Nos próximo dias, a direção do hospital ijuiense vai visitar os municípios de Ajuricaba, Bozano e Coronel Barros a fim de solicitar apoio para o projeto. A comunidade pode colocar dinheiro em espécie no cofrinho, ainda doar por Pix ou QR Code que consta na própria caixinha.
Já o gerente de relações institucionais do HCI, Alan Fonseca, observa que a clínica médica é 100% Sistema Único de Saúde, com referência para cerca de 200 municípios da macrorregião Norte do Rio Grande do Sul. Alan frisa que o HCI visa, acima de tudo, reduzir custos e melhorar qualidade de atendimento à população.