O vereador César Busnello (PSB) sugere que a Prefeitura de Ijuí tenha um disque denúncia para que sejam apontados locais onde há criadouros do mosquito da dengue. Em nova atualização do Painel de Controle da Secretaria Estadual da Saúde, foram notificados 1.106 casos da doença. Há 775 pessoas que aguardam o retorno de testes, colocando o município como o segundo com o maior número de positivados com a doença no Estado, perdendo apenas para Encantado, na região central.
“Tem que ter uma parceira com o 27º Grupamento de Artilharia de Campanha (GAC) para auxiliar no trabalho de fiscalização. É necessário ampliar o fumacê para prevenir e amenizar a dengue e quem sabe pode ser ampliada a carga horária dos agentes de combate à dengue porque eles conhecem nossa cidade”, explicou.
Busnello disse que há a necessidade de travar uma guerra contra a dengue. “Precisamos de uma política séria de enfrentamento porque senão vamos perder vidas. O assunto que domina o centro, o bairro e o interior é a epidemia de dengue”, relatou.
O vereador informou que o colapso na saúde pública de Ijuí fez com que um paciente entrasse na UPA às 17h e saiu às 2h da manhã. “Há poucos médicos. Se houvesse prevenção no ano anterior, não teria pandemia na nossa cidade. Será que a administração fez a sua parte? Falta planejamento sério de uma política pública preventiva. Precisamos encontrar caminhos para solucionar esse problema”, concluiu.