O prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira, é o novo presidente da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio. A gestão é ao período 2024/2025. A eleição aconteceu no final da tarde de ontem durante assembleia no auditório do CISA – Consórcio Intermunicipal de Saúde, em Ijuí.
Marcus Bandeira disse que a nova direção da Amuplam vai colocar alguns pontos a discussão no decorrer do ano, como a questão de ter uma sede própria. Atualmente, a entidade está sediada no próprio CISA. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Bandeira frisou que pode ocorrer construção de um imóvel ou aluguel. Comentou que a associação de municípios aumentou as ações, por exemplo, com atividades na área de esporte, ainda cursos de aperfeiçoamento para servidores municipais que acontecem em Ijuí, sem necessidade de deslocamento para Porto Alegre, o que reduz custos para prefeituras.
O novo presidente da Amuplam ainda observou que a entidade vai seguir na luta por pautas defendidas pela Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – e CNM – Confederação Nacional dos Municípios.
Um dos focos da nova gestão da Amuplam também é implantar novidades em termos da rota turística denominada Rota das Águas, Culturas e Sabores. Essa área de turismo abrange os 11 municípios da Amuplam. Marcus Bandeira esclareceu que o projeto já está registrados no Ministério do Turismo e agora se busca reunião com o governador, Eduardo Leite, para reivindicar recursos financeiros do Estado para investir na rota.
Deixou a presidência da Associação dos Municípios do Planalto Médio o prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima. Para 1º vice-presidente foi eleito, Edison Arnt, prefeito de Coronel Barros; 2º vice, Ivan Chagas, prefeito de Ajuricaba; secretária, Flaviana Brandemburg Basso, prefeita de Pejuçara; e tesoureiro, Valmir Land, prefeito de Condor. O novo conselho fiscal é composto pelos prefeitos de Panambi, Daniel Hinnah; de Ijuí, Andrei Cossetin; e de Bozano, Renato Luis Casagrande. Os suplentes do conselho são os prefeitos de Augusto Pestana, Darci Sallet; de Catuípe, Joelson Baroni; e de Jóia, Adriano Marangon de Lima.