Busca rápidaX


Tenente Portela realiza movimento do SOS Agro e Jóia terá manifestação nesta tarde

8 de agosto de 2024

Hoje acontece, em Porto Alegre, o SOS Agro, movimento de agricultores e entidades agrícolas que buscam melhorias, junto ao governo federal, visto os recentes prejuízos causados pelas enchentes e estiagens. Produtores de várias regiões gaúchas estão na capital do Estado, inclusive com tratores.

Ontem, durante entrevista na RPI, uma das organizadoras da manifestação, Graziele de Camargo, comentou que a manifestação vai terminar por volta das 15 horas e 30 minutos. Um dos principais momentos vai ser deslocamento até a superintendência do Ministério da Agricultura para entregar novamente pauta já repassada à União dia 4 do mês passado.

Além de renegociação de dívidas rurais, o documento pede anistia de débitos para agricultores que perderam tudo com a enchente de maio, ainda auxílio de um salário mínimo por seis meses para essas famílias, também linha de crédito para reconstrução. O SOS Agro solicita prorrogação de débitos agrícolas por 15 anos, com dois anos de carência e juro de 3%.

Um grupo de produtores de Santo Augusto e Nova Ramada está Porto Alegre, mas sem maquinários. Também existe representação do município de Jóia. Aliás, Jóia foi um dos municípios da região mais afetados com as fortes chuvas de maio e junho deste ano. A prefeitura decretou situação de calamidade pública. Parte da soja não pôde ser colhida, pois estragou nas lavouras e os maquinários nem puderam entrar nas áreas por conta da umidade no solo.

Inclusive, ao meio-dia de hoje vai começar manifestação do SOS Agro em Jóia. Alguns agricultores, por exemplo, das comunidades de São José e Potreirinhos, participarão com tratores. Os maquinários serão colocados em terrenos à beira da ERS 522, ao lado do trevo de acesso à cidade. Oldemar Padilha Teixeira, um dos organizadores do movimento em Jóia, comentou que o grupo aguarda informações da mobilização em Porto Alegre, para saber demais diretrizes.

Na região, também nesta sexta-feira ocorre o SOS Agro em Tenente Portela. Agricultores do próprio município, ainda de Miraguaí, Derrubadas, Vista Gaúcha e Três Passos estão concentrados às margens da BR 472, no pórtico de saída para Vista Gaúcha. O movimento vai seguir até o final desta tarde. Participam cerca de 100 tratores. As manifestações em Tenente Portela e Jóia não causam bloqueio do trânsito de veículos por rodovias.

Fotos mobilização em Tenente Portela

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí